Quem somos

A biblioteca municipal de Monção está ao serviço e dispor de todos os munícipes desde o dia 12 de Março do ano 2003, data da sua inauguração.

Na atualidade, desempenha um papel fulcral no município, considerando que o conhecimento é um dos fatores mais competitivos e cruciais para obter sucesso na sociedade da informação.

Biblioteca Municipal de Monção assume como missão a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo tendencialmente gratuito e universal, de acordo com os princípios consignados pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas. Tratando-se duma biblioteca municipal, a coleção disponibilizada ao utilizador abrange diversas áreas do conhecimento e, embora não se pretenda especializada em nenhuma delas, tal variedade de documentos permite-lhe satisfazer as suas necessidades intelectuais, seja com carácter lúdico, cultural ou profissional.

Cabe à biblioteca, proporcionar novas oportunidades de progresso, permitindo a todos o acesso mais ativo e democrático à informação, atenuando desta forma algum fosso existente entre classes sociais. Neste sentido, a biblioteca realiza anualmente um plano de atividades que aposta em prestar a cada dia serviços mais eficientes e eficazes, definindo com clareza as suas metas e rentabilizando os recursos já existentes.

Objetivos da biblioteca
  • Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a infância
  • Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa
  • Estimular a imaginação nas crianças e nos jovens
  • Apoiar a tradição oral
  • Facilitar o acesso dos munícipes a um conjunto diversificado e atualizado de recursos de informação: livro, publicações periódicas, documentos audiovisuais e outro tipo de documentação, devidamente organizada, contribuindo deste modo para dar resposta às necessidades de informação, lazer, educação, respeitando sempre a diversidade de escolhas.
  • Fomentar o gosto pela leitura, organizando atividades que permitam uma ocupação enriquecedora e gratificante dos tempos livres dos munícipes.
  • Proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate, a crítica e o convívio entre autores e público em geral.
  • Recolher, tratar, divulgar e valorizar o património bibliográfico do concelho, da região e do país