Bibliotecas escolares

O conceito atual de biblioteca escolar inclui espaços e equipamentos onde são recolhidos, tratados e disponibilizados todos os tipos de documentos (qualquer que seja a sua natureza e suporte) que constituem recursos pedagógicos, quer para as atividades quotidianas de ensino, quer para atividades curriculares não letivas, quer para ocupação de tempos livres e de lazer. De acordo com este conceito, a biblioteca escolar deve ser concebida como um verdadeiro “Centro de Recursos Educativos” multimédia (livros, programas informáticos, publicações periódicas, registos vídeo e áudio, diapositivos, filmes, CD’s, etc.) ao dispor de alunos, de professores, e em condições específicas, de outros elementos da sociedade.

A principal função de uma biblioteca escolar é a de “fazer leitores”. Fazer leitores fluentes, críticos, interventivos, capazes de ler em vários suportes e em vários formatos. Para atingir esse objetivo as bibliotecas escolares promovem várias atividades, tais como: Concursos de Leitura e Escrita, dinamização de Blogues de Leitura, Encontros com Autores, Hora do Conto, Feiras do Livro, Empréstimos para as salas de aula, para a leitura orientada, Empréstimo Domiciliário, Escritor do Mês, Leitor do Ano, Apoio ao Utilizador, Aquisição de Fundo Documental de acordo com as necessidades, etc. Enquanto biblioteca escolar, para além desta função, desenvolve um trabalho de apoio ao currículo, promovendo, em simultâneo, o desenvolvimento das múltiplas literacias importantes para na formação integral dos nossos alunos.

É, ainda, função das bibliotecas escolares contribuir para a ocupação saudável dos Tempos livres.

Globalmente, as funções das bibliotecas escolares são várias e, em muitas situações, complementares: informativa; educativa; cultural e recreativa.

Objetivos específicos:
  • Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar as escolas de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projetos de trabalho;
  • Desenvolver, nos alunos, competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: selecionar, analisar, criticar e utilizar documentos;
  • Desenvolver a capacidade de elaborar trabalhos de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo;
  • Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela diversidade de culturas;
  • Associar a leitura, os livros e a frequência de bibliotecas à ocupação lúdica dos tempos livres.